sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mecânica Frateschi na G12 Hobbytec parte1

 Tutorial


Venho através dessa postagem ilustrar como colocar mecânica Frateschi em uma G12 hobbytec; Esclareço mais uma vez que esse procedimento de colocar mecânica Frateschi na carcaça hobbytec só fica bom apenas para as G12 da bitola larga ex Cia Paulista ex FEPASA atual ALL com numeração 70XX, isto porque as G12 da larga tem truques mais salientes assim os truques Frateschi são pouco maiores estão na escala 1:76 e fazem o efeito ficar excelente como podem ver e comparar nas fotos.
Não há alteração de altura nem na mobilidade dos truques.

 
Você vai precisar de pedaço de estireno de 1,5mm e um de 3,00mm de espessura o mais grosso você usara para fazer o reforço, e o mais fino será o estrado propriamente dito a parte mais importante do chassi.


Seguem os esquemas de corte de cada peça.


Agora a tabela de medidas que voce usara.
 

É muito simples o estireno corta com muita facilidade e so riscar com um estilete e quebrar, ele quebrara encima do risco certinho como se fosse vidro.


Após cortar e só colar ambas as partes como na foto abaixo.
















 O tanque da G12 vem juntamente com a carcaça, antes de junta-lo ao chassi aconselho acondicionar lastro nele pois e o único lugar que é possível por peso sem ele a locomotiva ficara muito leve com isso terá dificuldade em tracionar, use chumbadas de pesca pequenas amasse-as com martelo para que caiba maior quantidade possível dentro do tanque, depois e só colá-lo no chassi .

Cole o tanque com os truques encaixados, pois ficara mais fácil achar o centro


Esta desbastada no chassi indicada na foto abaixo facilitara o encaixe do redutor Frateschi, deve-se encaixar meio de lado e chatinho ele encaixa bem apertado mas como estireno e flexível facilita.




Qualquer duvida pode perguntar estarei esclarecendo na medida do possivel.

8 comentários:

  1. Fala Leandro, tenho uma dúvida.
    É possível fazer a troca dos rodeios de latão da Frateschi, por algum de nickel?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas tera que fabrica-los ou entao mandar cromar os frateschi

      Excluir
  2. isto eu nao sei jovem tem que pesquisar pq o sistema de encaxe das rodas do Frateschi sao bem diferentes

    ResponderExcluir
  3. Ah beleza, obrigado.
    Putz, queria dar uma dica que ao mesmo tempo é um pedido:

    TERIA COMO VOCÊ POSTAR UMA(OU MAIS)FOTOS DA MECÂNICA FRATESCHI ADAPTADA NA PEÇA DE ESTIRENO QUE FOI CRIADA? SEM A CARCAÇA/TANQUE.

    Obrigado Leandro!

    ResponderExcluir
  4. Não tem como usar o próprio chassis Hobbytec para adaptar os redutores e truques acabamento Frateschi para montar sem motor?

    ResponderExcluir