quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Russa (Litle Joe) MTH primeiras Impressões

 Russa MTH Primeiras Impressões

 Fiz uma análise em uma Russa MTH com a pintura da Cia Paulista


Som DCC> o som e bem real faz bastante efeitos de engate desengate freio buzina sino etc. inclusive tem o som dos motores de tração quando ela esta em marcha ou acelerando faz aquele roncado bem característico das locomotivas elétricas, mas é perceptivel o corte e recomeço do som,  o volume pode ser ajustado no dcc através dos “F” sem necessidade de mexer em “CV’S” já no dc e possível ajustar o volume manualmente em uma chave em cima da locomotiva a parte central do teto sai revelando um painel com três chaves, uma desliga a função automática dos pantógrafos (sobe desce conforme a direção) a outra e o volume e a terceira liga e desliga a função de captar eletricidade pelo pantógrafo.

A função de desengatar automática faz com que a locomotiva sozinha já emita o som do desengate.

O que mais me surpreendeu foi o fato da locomotiva emitir sons em português a quatro diálogos em português em alguns dos diálogos o locutor diz que o trem ira cruzar em Visconde do Rio Claro e em outra diz que vai parar em Jau (os dois trechos da CP) em duas das vozes são com sotaque caipira e as outras têm sotaque carioca. É SERIO EU ME RACHEI DE RIR DISSO “que creio eu que sejam dois maquinistas demitidos da central em contratados pela Paulista hehehehehehe” Bom nao precisaria desses dialogos afinal a Cia Paulista nao ultilizava radio nas locomotivas.


Detalhe do Mecanismo do Pantografo
Pega maos e escadas mal colocadas lembra acabamento das bacmann antigas
Detalhe dos Comandos
Mecânica> A mecânica e boa a locomotiva roda muito macio tanto em dc quanto em dcc responde bem aos comandos sem engasgar ou falhar todas as 16rodas de tração tem tração, o fato do truque guia se movimentar sozinho faz com que a maquina possa fazer curvas fechadas as rodas de tração também tem um certo balanço na vertical (como uma suspensão) o que ajuda muito nas curvas , mas é claro que como a russa de verdade ela não faz qualquer curva.


O chassi e de metal estampado os alto falantes são no chassi um em cada extremidade voltados para baixo.


Escala> 100% a primeira em produção industrial na escala correta, sem comentários.


Destaque montagem grosseiora dos vidros
Construção> A carcaça da locomotiva e feita em Metal Zamac fundido e injetado em um processo parecido com o do plástico, as escadas e corrimãos são de arame aplicado sobre a carcaça em furos pré definidos, os truques são de plástico injetado e o truque guia “trole” e separado do resto do truque se movimenta sozinho junto com a “varanda” mesmo sistema Frateschi da v8, as rodas são raiadas inclusive nos truque guia.

A placa é pintada
Detalhamento> No teto da locomotiva não há nada nem um cabinho nem um caninho nem o reservatório de ar que era para ter, como a locomotiva tem a carcaça feita em metal fundido isso acabou eliminando muitos pequenos detalhes e alguns ficaram meio grosseiros como as maçanetas das portas, os pega Mao e degraus que vão na carcaça foram colocados praticamente colados ao corpo tirando a realidade do detalhe ficou meio grosseiro, os vidros são mal encaixado na carcaça não tem um bom acabamento, os limpadores de parabrisa sao injetados, as escadas das portas laterais foram colocadas junto dos truques não junto a carcaça como deve ser, o encanamento de ar dos cilindros de freio da a volta por cima na polia da corrento do freio manual e na realidade nao é assim, os pantógrafos são perfeitinhos, há uma caixa embaixo deles como nas locomotivas da Milwaukee e impossível remo vela porque o mecanismo que faz subir o pantógrafo fica alojado nela e não há espaço para ele na locomotiva,fica muito difícil mudar algo na carcaça da locomotiva (como instalar os faróis duplos) pois por ser de metal fica muito difícil mexer nela somente com metal mesmo para tapar algum furo ou acrescentar algo talvez muita massa e lixa de jeito.

O corrimão da “varandinha” tem os pilares de sustentação iguais de locomotiva diesel e na realidade não é assim, a locomotiva vem com tomadas de jamper, luzes de classificação frontais, algumas serpentinas no teto da cabine e ao lado dos pantógrafos, tudo isso deve ser retirado, quem quer uma locomotiva bem detalhada e correta vai ter trabalho principalmente com teto.

A grade de ventilação lateral é feita em photoeth aplicado e é vazada.

Em minha opinião a russa MTH é fraca em acabamento deixou muito a desejar em vários pontos, confesso que fiquei um tanto decepcionado, a carcaça por ter sido injetada em metal matou muita coisa, a russa do Mascarini da um banho em detalhamento e acabamento na MTH, mas não tem a qualidade de mecânica e som da MTH e apresenta alguns erros , a MTH e boa de som de mecânica dcc funcionalidade e recursos no som tanto dc quanto dcc.


Trole solto mesmo sistema frateschi da V8
Escada fixada no truque

Motor do pantografo

Detalhe do que precisa ser retirado para corrigir a maquina

Eu vi a SD70 ACE MTH e sinseramente nem parece que é o mesmo fabricante a qualidade de acabamento difere em muito da Russa para a SD70 ja o som e mecanica tem a mesma qualidade.

Mais pra frente farei uma materia falando sobre tudo que precisa ser corrigido nela e o que é possivel e que nao é possiver fazer.

Um comentário:

  1. Ola, L. S . Gouveia

    achei muito interessante este post sobre a russa da mth, gostaria de mais detalhes se possivel, poderia me ajudar pelo email itaminas@gmail.com agradeceria, abrs

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