quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Modificando as novas gôndolas GHS da frateschi

(Por Leandro Guidini) 
Primeiro, as considerações. O modelo esta muito bom em acabamento, embora esteja com as medidas incorretas, mas nada alarmante. No entanto, para que ele fique mais próximo do original, algumas ações devem ser efetuadas.
O vagão em questão tem que ter sua altura a partir do boleto modificada, tem que ser feita troca de truques e rodeiros e troca de engates, para que fique mais próximo da realidade do protótipo. Veremos a seguir?


notar a diferença, as duas primeiras ja estão modificadas, as duas ultimas ainda não. é notória a melhoria de altura e distância

- rebaixamento do peão do truque; (rebaixe a metade da altura total)
- retirada dos truques originais; os vagões vem com o truque padrão da frateschi, que representa os truques para mangas de eixo de 120 Ton, com 3 molas... o correto para este truque é o de manga para 100 Ton, que deve ter apenas duas molas (o truque antigo da frateschi esta muito bom pra isso) e a troca dos rodeiros para rodeiros de 33" (que eu usei exactrail com rodas RP25, a frateschi uma uma roda com padrão aproximado de 36", com flanges muito grandes) é necessário também rebaixar os pininhos que travam os truques nos peões
- troca dos engates; coloquei engates kadee 58, mas tem que ser feito um trabalho de retirada daquela parte da longarina que sai pra fora do modelo, retirando todo o excesso de material na longarina, fixando a caixa do kadee diretamente sobre o "piso" do estrado, a caixa encaixa exatamente no espaço onde aquele ressalto ficava - é necessário também retirar a trava que segura o conjunto de chassis ao corpo, para tal, um novo suporte deve ser feito de estireno internamente, para que a caixa do kadee seja parafusada ao corpo, dando firmeza ao conjunto, e que quando segurar o vagão pelo corto, o chassis não caia (eu ainda não fiz essa operação, apenas colei o engate com bonder, momentaneamente)




considerações finais: Tudo fica melhor visualmente... os vagões ficam mais perto, mais baixos, as rodas menores dão a cara que ele tem na vida real... O total que deve ser abaixado, para os mais puristas, é de 1,6 mm na altura total entre o fim da cabeceira e o boleto do trilho... isso confere ao vg a altura de 34,4 mm (3 metros na vida real), o vg "sai da caixa" com 36 mm de altura, mas lembrem-se, não basta rebaixar o peão do truque, tem que trocar os rodeiros!!!.... se for utilizar o truque original, com os rodeiros originais, o rebaixo tem que ser maior, e a flange sem padrão RP25 vai travar no estrado e não deixará o vg fazer curvas!!!

antes

durante, notem a gritante diferença de altura entre os dois modelos, e distância entre engates

depois de pronto


Não pensem que isso que fiz é um trabalho "purista", se for levar ao pé da letra, tem MUITO o que mexer ainda, mas, pra mim, esta bom desta maneira....É um trabalho bem gostoso de ser feito!....
Mãos à obra, e, independente das modificações, obrigado à Frateschi pelo novo modelo, pois esta muito bom seu acabamento!!

3 comentários: