domingo, 19 de junho de 2016

DETALHANDO A AC44i FRATESCH

Hoje resolvi modificar e detalhar um modelo bem comum nas ferrovias Paulistas a AC44i de fabricação semi-nacional. Partindo de um modelo da Frateschi pois este é o único modelo exato com relação as AC44i que rodam no país.



A AC44i Frateschi é um modelo que superou expectativas, trouxe significativas novidades nos modelos Frateschi, como pode ser visto na nossa postagem NOVA AC44I FRATESCHI (impressões e avaliação) mas mesmo assim carece de certos detalhes que fazem muita diferença, por isso resolvi detalhar um modelo.


Partindo de uma AC com Pintura ALL, adquirida na loja MILINFO, o primeiro passo foi desmontar a carcaça para ver o que seria feito e assim começar os trabalhos.

modelos desmontado peças separadas
ainda montado
 Deve-se tomar cuidado para não danificar as peças principalmente a "aranha" transparente que é responsável por conduzir luminosidade para os faróis auxiliares.

As modificações serão as seguintes:
        - Piloto da testeira
        - Hastes de desengate
        - Pega-mãos e degraus da carcaça
        - Janelas laterais da Cabine
        - Envelhecimento

Iniciando pela correção da testeira.


Nesta modificação usarei Piloto da Testeira da FDS Detalhes codiogo 017, para tal fiz um corte na testeira do modelo e adaptei a peça de detalhamento para que se encaixa-se perfeitamente no modelo.
peça como vem
peça com modificações necessárias

Deve ser feito um core preciso para que a peça se encaixe perfeitamente na testeira, use uma serra fina para isso marque com um lápis onde cortar, coloque a peça encima de onde sera o corte e risque em volta.

corte feito note as hastes
de desengate que já removi
peça colada no lugar

Sera necessário preencher com pedacinho de estireno dois buracos que vão sobrar lateralmente devido ao piloto original do modelo ser mais largo que o necessário.

Seguindo agora com a colocação dos pega-mãos e degraus.

Para tal é necessário a remoção dos mesmos que vem em plastico injetados direto no corpo do modelo, para isso usei uma lamina de precisão bem afiada, use uma lamina nova pois assim terá um corte preciso e sem marcas alem do minimo de dano na pintura que devera ser retocada.
detalhes removidos
detalhes removidos
Para esta modificação e a da testeira sera necessário retocar a pintura bem como dois decais dos logo "ALL" que vai na frente e na traseira do modelo, pois serão danificados. Para se fazer estes detalhes se usa arame de aço inox pois ele não amassa com facilidade é fácil de ser dobrado com alicates de trabalhar com bijuteria, pode ser encontrado em qualquer casa de pesca.

pega-mãp e degraus
colocados bem como
haste de desengate
pega-mãp e degraus
colocados bem como
haste de desengate

A haste de desengate foi colocada usando os suportes da FDS Detalhes Item numero 011 Coloquei uma antena de GPS da FDS Detalhes item numero 006 a qual fiz uma "capsula" para coloca-la conforme no protoípo original.
suporte do pega mao
antena de gps
Apos instaladas as modificações fiz retoque na pintura apenas nas áreas danificadas, apliquei os decais na frente e atras, e fiz o envelhecimento, alem de pintar as pontas dos pega-mãos de branco bem como os degraus da escada da maquina, e as caixas dos faróis auxiliares, esta simples modificação da um "Q" a mais no modelo pois destaca bem.
sem a pintura 
com a pintura

Ultima modificação janela lateral da cabine.

Esta modificação julgo mais importante, pois faz toda a diferença na estética do modelo, divide águas, isto porque a janela lateral que a frateschi fez não tem nada a ver com a real. Os vidros de toda cabine do modelo são uma peça unica que foi descartada.
a peça transparente da direita foi descartada
Os vidros da cabine foram todos feitos de acetato transparente colado com cola da revell, é importante não usar super colas a base de cianocrilato pois este vaporiza ao secar e esfumacei-a o acetato deixando esbranquiçado.
locomotiva real
modelo frateschi
 Para fazer as janelas laterais confeccionei quatro armações de estireno 0,3mm depois as pintei de prata para imitar alumínio e então colei o acetato, por fim colei na cabine uma sobre a outra.
armações cortadas em estireno
armação pintada já com acetato colado
uma das janelas colocadas
as duas já colocadas



Pode-se fazer a janela aberta simplesmente colando a outra janela pais para dentro.

ATENÇÃO - A peça de acrílico transparente que foi descartada é a peça que segura todo interior da locomotiva, sendo assim sera necessário colar o interior da locomotiva, pois ele nao se encaixara mais. 

Outro detalhe que coloquei foi o cabo de MU da FDS Detalhes código 002 
Cabo de MU 
Cabo MU instalado e pintado
laranja














RESULTADO FINAL.


 

 

6 comentários:

  1. Ficou muito bonita com as modificações que você fez!!! Parabéns!!!
    Eu já queria ter feito o pega mão e escadas. Qual arame você usou, qual diâmetro? Como foi que você fez a pintura depois?
    Ainda bem que já adquirir as peças da FDS para fazer as modificações que você fez. Em breve encomendarei mais.
    Obrigado por compartilhar seu trabalho!
    Abraço
    Stephan

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    1. arame de estoar numero 20 acha em casa de pesca, para pintura usei aerografo nao se preucupe muito com tom exato pois o envelhecimento e o verniz fosco iguala

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  2. Obrigado pela resposta. Este arame no. 20 tem 0,70 mm de diâmetro, correto? Nas fotos parece que o diâmetro do pega-mão na frente do nariz é diferente do diâmetro do pega-mão em cima no nariz. É só impressão ou são diferentes mesmo. Obrigado pela atenção.
    Abraço,
    Stephan

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    Respostas
    1. sao iguais todos os arames mesmo diametro tanto de cima do nariz quanto de baixo apenas os degraus que sao de arame com diâmetro menor

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  3. Poderia me dizer qual é o diâmetro do arame utilizado nos degraus e na alavanca do engate? Vi que colocou o limpa trilho. Ele é de fabricação própria ou foi adquirido?
    Grato,
    Stephan

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