sábado, 6 de setembro de 2014

Decoder Sondtraxx Tsunami na G 12 Hobbytec

A instalação do decoder Sondtraxx Tsunami na G 12 Hobbytec só é possível devido a existência do modelo TSU 750, a serie TSU é de uso universal sendo possível adaptá-la em qualquer locomotiva. 
Decoder TSU 750
O TSU 750 é o menor modelo disponível desta marca a principal diferença entre o 750 e o 1000 da mesma serie é que o 750 tem amperagem menor que o 1000, mais informações sobre os decoder's  Sondtraxx pode ser encontradas AQUI.


A primeira providencia para instalar este decoder foi encontrar um local para a instalação do alto falante, neste caso o local escolhido foi o tanque.


Parte de baixo do tanque
parte de cima do tanque
Fiz um corte na parte de baixo do tanque e coloquei uma chapa de estireno toda furada para o som ser difundido, usei um alto falante de GPS pois ele é bem fino e potente, a parte de cima do tanque tapei para se ter o efeito de uma caixa acústica, apenas os fios de ligação do auto-falante ficaram de fora.


O alto-falante que usei é oval mas pode ser um redondo também, não sei se os auto-falantes fornecidos pela sondtraxx cabem no taque.


Agora vamos achar um local na maquina para ser instalado o decoder, a locomotiva é bem pequena e possui pouco espaço internamente, entre o motor e a carcaça é impossível de se colocar os únicos espaços que sobram são entre os redutores e a carcaça mas como os redutores se movem não é um ligar bom, então o local que escolhi foi um espaço entre o tanque e motor delimitado pelas longarinas do chassi, o decoder coube perfeitamente ali, e os fios seguiram para cima por furos feitos no chassi.


O retangulo vermelho é onde vai ser colocado o decoder, e as setas amarelas indicam os furos onde passará a fiação. Depois de instalado o decoder é só encaixar o tanque por cima, SIGA AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE PARA FAZER AS LIGAÇÕES ELÉTRICAS.

Decoder no lugar. O tanque vai ser colocado em cima dele.
As fotos a baixo mostram o resultado final o decoder, motor e parte elétrica feitas mecânica pronta, os fios levantados para cima são dos led's. Agora é só encaixar a carcaça.




Uma das vantagens desta instalação é a possibilidade de se colocar mais peso na carcaça pois sobra espaço no nariz e na parte traseira como na foto a baixo, quanto mais peso tiver mais aderência e melhor a maquina vai rodar.

Peso colocado na carcaça. O chumbo que tem no nariz da U20C Frateschi cabe bem ai só precisa ser desbastado.
Locomotiva pronta decoder instalado mecânica no lugar, agora é só acertar os CV's fazer o ajuste fino de decoder para rodar macio com motor Frateschi, o vídeo a baixo a locomotiva ainda não esta com os CV's acertados, mas é uma mostra de como fica o som na maquina.
Qualquer pergunta ou duvida deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário