sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Tutorial: Como criar um saguão na sua estação Campestre.

Este é um pequeno tutorial para a construção de um Saguão de entrada na estação “campestre” da Frateschi.
Esta estação foi premiada com o primeiro lugar na categoria estruturas do 15º encontro da Frateschi. (http://www.frateschi.com.br/site/?page=encontros&action=view&aid=15&p=7)
Projetei este pequeno Saguão (ou Hall se quiserem) para incrementar um pouco mais a bela estação.
Para que, em nossas maquetes, as estações não pareçam sempre fechadas, é interessante que deixemos a imaginação tomar conta, e que façamos o maior numero de detalhes possíveis nas construções.
As estações, por sua vez, comumente possuíam estes saguões, onde haviam os guichês de compra de passagens, telégrafos, encomendas e bagagens. Em muitas estações também, estes saguões possuíam portões e grades de madeira, como um meio de filtrar para a plataforma apenas quem fosse embarcar. Acompanhantes, por exemplo, deviam comprar uma passagem especifica de “ingresso a plataforma” se quisessem adentra-la.
Pois bem.
Para a modelação a seguir, serão necessários um kit da “estação campestre” da Frateschi, um pedaço de “bandeja de isopor da padaria” (isso mesmo, aquela que vem com os frios, bem lavada e seca..), estilete, uma régua, cola, uma folha de papel sulfite e, pedaços de cerquinhas em escala HO (encontradas nas lojas de modelismo).
Primeiramente, montem a estação da maneira que as instruções mandam, sem colarem as portinhas, apenas, e as separe. Se desejarem, pintem-na da maneira que melhor convier.
O segundo passo agora, é cortar, da bandejinha 3 pedaços. Dois com 5x6 cm e um com 5x1,9 cm. Em um dos retângulos, utilize uma das portinhas já separadas e marque seu contorno. Abra também uma pequena janelinha, que será o guichê. Siga as medidas do desenho abaixo.



Pois bem, feito isso em um dos retângulos, cole a portinha em por traz, e deixe secar.
Pegue aquele terceiro pedaço de isopor já cortado de 5 x 1,9 cm. Cole-o no espaço entre a plataforma e a porta com escada.
Vamos agora ao piso. No papel  sulfite, desenhe um retângulo de 5 x 5cm, quadricule ele e recorte. Cole-o neste espaço, criará desta forma um assoalho.


Com tudo isso pronto e seco, anexe agora as paredes laterais. Uma recomendação, e não uma regra, que a parede da bilheteria esteja do lado esquerdo da estação, ali, seriam localizados os escritórios e telégrafo. Do lado direito, localizaria-se, em meu conceito, o armazém de cargas, e sala de bagagens.
Assim que secar a cola, detalhe o interior, com as cerquinhas, se quiserem, podem colocar quadros de avisos, tabela de passagens, passageiros, etc...
Cole a outra porta faltante, à esquerda do saguão, feche o telhado da estação, e, basicamente, PRONTO!
Claro, preveja antes iluminação, outros detalhamentos interiores. Minha pequena estação foi pintada em outras cores que não aquelas da própria estação. Soltem sua imaginação.

Espero que tenham gostado, este é apenas um das inúmeras intervenções que podem ser feitas nos diversos kits que temos por ai!

(Por Leandro Guidini - artigo de 2011)

2 comentários: