sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Catenarias e Pantografos Sommerfeldt

A Sommerfeldt e uma fabricante Europeia (Alemã)de catenarias e pantografos, estive olhando alguns produtos e vi otima qualidade neles, sem comtar a grande variedade de modelos que eles tem.
Sabemos que no Brasil e escassa a demanda desse tipo de material para HO por isto são raras as maquetes que tem Rede Aerea, que com certeza faz enorme diferença.











Apesar do materia de RA no Brasil see especifico da pra fazer muita coisa com material da  Sommerfeldt pois eles tem a disposição peças sobresalentes tais como isiladores e braços estençores.










 
Cada ferrovia no Brasil tinha um sistema diferente de RA que as caracteriza, a Paulista/Fepasa se difere muito da Central e EFSJ que sao semelhantes uma da outra, a diferença basica esta nos postes.

Na CP tinhamos  3 modelos de Postes ou 4 dependendo da epoca (madeira, concreto, metal estampado treliçado,treliçado soldado este ltimo era feito com trilhos) ja na EFSJ e Central todos os postes eram basicamente feitos de vigas H metalicas alguns pontos sendo de concreto, ainda temos o sistema da EFS que e quase que todo em postes de concreto iguais os da CP.

Postes CP Treliçados Estampados
comum no tronco Oeste

Postes CP Concreto
Encontrado em toda CP
semelhante a EFS












Sistema da EFSJ
poestes feitos com viga H
semelhante a Central


CP postes treliçados
feitos com trilhos




Na CPTM temos hoje muita coisa moderna semelhante a sistemas europeus.
A construçao de RA para HO é complexa e complicada, geralmente se tem duas escolhas: Ficar bonito ou Ficar Funcional, é muito dificil assimilar as duas em um mesmo projeto, pra ficar funcional voce tem que fazer uma coisa que aguente bem a mola dos pantografos da locomotivas e que nao ficque enroscando pra isso e nescessario usar materias que nao  condizem com a realidade da escala.
A   Sommerfeldt conseguiu unir os dois, pois alem de funcional o meteial deles é muito bem detalhado e realista, alem de disponibilizar peças (isoladores, braços estensores etc..) que podem ser usados para construir sua propria RA.




A Sommerfeldt tem uma variada linha de pantografos mas os que nos mais interesssa sao estes dois modelos:
No. 927 Faiveley SNCF-3 e o 939 H0 Pantograph /scissors type /SBB old ao meu ver são os que se encaixao melhor no nosso senario nacional.


No. 927 Faiveley SNCF-3

939 H0 Pantograph /scissors type
/ SBB old















Na loja EUROLOKSHOP você encontrara uma grande variedade de protudos da Sommerfeldt, vale lembrar que os pantografos são vendidos em pares.


Vandeca Frateschi com pantografos Sommerfeldt












Fica ai esta dica.

2 comentários:

  1. Meu Caro!

    Você importa esse material? Você tem condições de revendê-lo?

    Saudações,

    Cristiano

    ResponderExcluir
  2. Oh moção! Que surpresa saber que você está em Campo Grande! Entre em contato comigo pelo e-mail hobbytrem@gmail.com. Deixe o seu telefone para eu te contatar.

    Grande abraço,

    Cristiano

    ResponderExcluir