domingo, 14 de março de 2010

Modelos para Nacionalizar

Muinta gente tem duvidas sobre marca e modelos de locomotivas quando quer comprar para fazer Ferrovias Nacionais, as vezes recebe conselhos de gente que acha que é ferreomodelista, generalização Certas marcas (tal marca é a melhor. uma marca e tal lixo) Quem fala assim nao conhece o assunto "ferreomodelismo" e nao sabe Avaliar o modelo nao conhece o que é ferreomodelismo.

A ideia desta materia e esclarecer alguns pontos para que facilite um pouco a vida daqueles que assim como eu nao abre mao de Modelar Ferrovias Nacionais, (ferreomodelismo verde e amarelo) que é o tema deste blog, citarei apenas os modelos mais faceis para nacionalizar e modificações basicas Serem feitas.

Como este assunto emgloba inumeras Ferrovias e modelos entao vou fazer por partes nesta materia falarei apenas de RFFSA e M> R> S>.

U23 C para faser esta locomotiva ha duas opçoes  tanto para RFFSA quanto para MRS, a primeira seria comprar o modelo da Frateschi que vem pronto e esta  na escala correta tem os detalhes da carcaça (venesianas Massanetas Portas) exelente muito bom (melhor ate que muitas inportadas) tem como um ponto fraco mecanica e os detalhes como pega mao e degraus da parte trazeira sao Injetados e voce precisara colocar engates Kadee, mas é posivel colocar todos detalhes necessarios gastando pouco e o resultado final e exelente nao difere de nenhuma importada.

A unica opçao de material importado para fazer uma mecanica U23 C é uma U30C fase III da Atlas serie Silver exelente mecanica e otima em detalhes nao precisa fazer nenhuma modificação no modelo para trasnformalo em U23C RFFSA ou MRS, nao ha versao com som.Este modelo está fora de catalogo e esta ficando mais dificil Encontralo.

Atenção para fazer U23 CA ou U23 C1 É NESCESSARIO fazer Modificaçoes complexas tanto no modelo da Frateschi quanto no modelo da atalas

SD40-2 existem 4 opções para este modelo. SD40-2 da Serie Athearn RTR é em detalhes execente e mecanica muito boa tambem e tem um bom preço, exelente modelo necesita modificação do freio manual de catraca para o de volante.


Existe o modelo da serie Kato mais antiga (Fora de catalogo) E também muito bom otimos detalhes mecanica exelente, mas atençao o modelo da Kato serie Mid não serve pois tem o estrado alongado a frente da testeira, e modificalo e muito complicado.

pra quem gosta de som exite o modelo da Broadwey serie Paragom que vem com som e DCC de fabrica exelente som funciona (motor buzina sino) no controle DC (Frateschi). Existe tambem a Broadwey serie Blue Line que tem som assim como a Paragom a diferença é que precisa de um controle que é vendido serparadamente para fazer os sons da buzina dinamico sino etc (somente som do motor funciona no controle DC)  em detalhes em duas sao rasoaveis ea modificação para "nacionalizar" é somente a grade do radiador e freio manual de catraca para o de Volante .



a ultima opçao é uma SD40-2 da Bachmann tem boa mecanica mais muito fraca em detalhamento tem injeçao da carcaça meio grosseira mas o preço é atraente e ha uma versao com DCC.


SD40 Apenas conheço um modelo de SD40 é o da Athearn da serie RTR e da mesma linha da SD40-2 exelente modelo preço justo mas para  "nacionalizala" é necessario fazer modificações no teto (ventilador) e nas escadas do estrado.Não sao tao complexas de se fazer mas tambem nao sao muito faceis.
nao citei um kato pois o modelo da kato esta fora de um catalogo muito tempo
SD38 tambem ha um modelo da serie Athearn RTR novamente de resto é igual as outras Athearn ja cidatas anteriormente para "nacionalizar" é necessario fazer  modificações no teto (ventiladores) e nas escadas, se nao me engano tambem nos acabamento dos truques.
Mas existe uma SD35 da Atlas é necessario fazer muitas Modificaçoes nela para se Tornar uma SD38.

SD18 este é um caso complicado porque nao ha SD18 em produção o jeito seria trasnformar ou uma SD24 Atlas serie Silver ou uma SD9 Broadwey Paragon. A SD9 é nariz alto nas duas sao NECESSÁRIAS MUITAS MODIFICAÇÕES para ficarem corretas, o modelo da Broadwey Paragon so exite com som e DCC ja o da Atlas com som e DCC seria o modelo da serie Gold, os dois  RODAM NORMALMENTE NO CONTROLE Frateschi.
tecnicamente uma SD9 é muito mais muito mais fácil transformar em SD18 a SD24 requer mudar todo teto encanamento, escapamento ventiladores, dinamico grade radiador e venesianas nas portas.


SD45 (SD40-3MP) ha duas opçoes SD45 Athearn RTR ou  Kato,  estas duas ja foram comentadas neste post e sao respectivamente a mesma coisa que anteriormete descrito, em ambas nao e necessario fazer nenhuma modificação para "nacionalizar"
Existe tambem uma SD45 da Bachann serie Spectrun é tem uma boa maquina detalhes aplicados carcaça bem injetada mecanica boa e preço bom.
Mais uma opção e a SD45 da Proto 2000 exelente maquina em tudo dispensa comentarios cheia de detalhes muito boa mesmo, roda muito macio pra mim a melhor opção.
C44-9WM (dash 9)existe um monte de fabricande Dash mas de atenção Dash9 não é Dash 8 ha muita gente comprando gato por lebre para "nacionalizar" Indico basicamente dois modelos o da Kato e o da Athearn RTR.
A Athearn da serie RTR e otima a Kato É um exelente nos dois é necessario mudar o local do freio manual em alguns casos e necessario tambem é trocar o acabamento dos truques, NO MODELO da Kato fique atento para a localização do numberbord que deve ser no nariz e nao acima do parabrisa.
este modelo serve para fazer um C38 EMI MRS ea ALL e Ferronorte Dash9


AC4400 so existe o modelo da serie Athearn RTR é necessario fazer uma pequena modificação na lateral daquela caixa atraz da cabine somente isto, existe o modelo da Kato mas ele so tem duas saidas de Refrigeração do dinamico ja a Ac4400 do Brasil tem 3, alem do modelo da Kato ser mais encontrado com numberbord acima do parabrisa ao contrario das do Brasil que sao no nariz, nada impede quem quer fazer Kato so tera muito mais trabalho para faze todas as modificações e o risco de nao ficar tão perfeito.
este modelo serve para MRS, ALL e Rumo
RS3 O modelo mais comum é Atlas RS3 serie Clássic,  muito bom tambem em detalhes, mecanica exelente; para "nacionalizar" precisa apenas corrigir o tanque. Tambem existe o modelo da serie Athearn RTR exelente este e em detalhes e não Requer nenhuma modificação complexa.
Estes modelos fazem CPTM, RFFSA, Supervia CBTU praticamente todas as RS3 do Brasil
Atenção os modelos CPTM que tem motor de U20C tem modificaços no escapamento e acrecimo de venezianas no compartimento do motor
 
Futuramente veremos os modelos para Fepasa e ALL

4 comentários:

  1. Gouveia,ótimo texto, eu estava procurando por informações sobre locomotivas da Kato e da Athearn.Tirou algumas dúvidas que eu tinha.Vou acompanhar o blog de agora em diante. Att, Halder

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  2. Opa obrigado estamos ai pra isso se tiver alguma duvida so perguntar

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  3. Leandro Parabens pela informação, gostaria paenas de tirar uma duvida em relação a SD4-2, aparecem tipos diferentes de nariz poderia explica los

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  4. obrigado quanto ao nariz da sd exitem 2 mesmo uma e a sd snot nosse ela tem nariz comprido se nao me engano so a kato faz mas nao tenho certeza bom o que importa e que este modelo nao serve pra fazer nada nacional a nao ser all

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