sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Tutorial: Como criar um saguão na sua estação Campestre.

Este é um pequeno tutorial para a construção de um Saguão de entrada na estação “campestre” da Frateschi.
Esta estação foi premiada com o primeiro lugar na categoria estruturas do 15º encontro da Frateschi. (http://www.frateschi.com.br/site/?page=encontros&action=view&aid=15&p=7)
Projetei este pequeno Saguão (ou Hall se quiserem) para incrementar um pouco mais a bela estação.
Para que, em nossas maquetes, as estações não pareçam sempre fechadas, é interessante que deixemos a imaginação tomar conta, e que façamos o maior numero de detalhes possíveis nas construções.
As estações, por sua vez, comumente possuíam estes saguões, onde haviam os guichês de compra de passagens, telégrafos, encomendas e bagagens. Em muitas estações também, estes saguões possuíam portões e grades de madeira, como um meio de filtrar para a plataforma apenas quem fosse embarcar. Acompanhantes, por exemplo, deviam comprar uma passagem especifica de “ingresso a plataforma” se quisessem adentra-la.
Pois bem.
Para a modelação a seguir, serão necessários um kit da “estação campestre” da Frateschi, um pedaço de “bandeja de isopor da padaria” (isso mesmo, aquela que vem com os frios, bem lavada e seca..), estilete, uma régua, cola, uma folha de papel sulfite e, pedaços de cerquinhas em escala HO (encontradas nas lojas de modelismo).
Primeiramente, montem a estação da maneira que as instruções mandam, sem colarem as portinhas, apenas, e as separe. Se desejarem, pintem-na da maneira que melhor convier.
O segundo passo agora, é cortar, da bandejinha 3 pedaços. Dois com 5x6 cm e um com 5x1,9 cm. Em um dos retângulos, utilize uma das portinhas já separadas e marque seu contorno. Abra também uma pequena janelinha, que será o guichê. Siga as medidas do desenho abaixo.



Pois bem, feito isso em um dos retângulos, cole a portinha em por traz, e deixe secar.
Pegue aquele terceiro pedaço de isopor já cortado de 5 x 1,9 cm. Cole-o no espaço entre a plataforma e a porta com escada.
Vamos agora ao piso. No papel  sulfite, desenhe um retângulo de 5 x 5cm, quadricule ele e recorte. Cole-o neste espaço, criará desta forma um assoalho.


Com tudo isso pronto e seco, anexe agora as paredes laterais. Uma recomendação, e não uma regra, que a parede da bilheteria esteja do lado esquerdo da estação, ali, seriam localizados os escritórios e telégrafo. Do lado direito, localizaria-se, em meu conceito, o armazém de cargas, e sala de bagagens.
Assim que secar a cola, detalhe o interior, com as cerquinhas, se quiserem, podem colocar quadros de avisos, tabela de passagens, passageiros, etc...
Cole a outra porta faltante, à esquerda do saguão, feche o telhado da estação, e, basicamente, PRONTO!
Claro, preveja antes iluminação, outros detalhamentos interiores. Minha pequena estação foi pintada em outras cores que não aquelas da própria estação. Soltem sua imaginação.

Espero que tenham gostado, este é apenas um das inúmeras intervenções que podem ser feitas nos diversos kits que temos por ai!

(Por Leandro Guidini - artigo de 2011)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Redutor D Frateschi

Vamos ver aqui uma ideia rápida e simples de se fazer um redutor D a partir de redutores Frateschi da V8 ou C30/U23. O redutor D pode ser usado em uma 2 + D - D + 2 Russa ou em uma DDM45.

Para fazer um redutor D você precisara de dois redutores V8 ou C30/U23, devem ser completamente desmontados pois primeiro vai ser necessário trabalhar a caixa dele.


Sera necessário cortar as caixas em diferentes lugares para emendá-las o corte tem que ser exato para as engrenagens se encaixarem perfeitamente de modo que fique no ajuste certo nem muito apertado nem muito frouxo, se ficar apertado o redutor vai travar se ficar frouxo a a engrenagem vai escorregar uma na outra.

 

Veja nas fotos acima como deve ficar.

Visão de como deve ficar a relação das engrenagens 
Note que usei a parte de traz de um redutor para fazer o enxerto em outro, fiz isto poque é necessário que o ponto de apoio do redutor fique no centro dele isto para que ele possa fazer curva adequadamente, se voce fizesse um redutor D com o apoio deslocado pra traz ele ficaria com uma frente muito grande e a maquina descarrilharia assim que entrasse em uma curva, lembre-se que a maquina D trabalha com dois redutores e eles funcionam em conjunto.

O tipo de plastico de que é feita a caixa do redutor frateschi é incolavel não ha nenhum adesivo que cole essa bagaça, a solução foi uni-las com duas chapas de estireno uma em cada lado como nas fotos a baixo, pode se usar uma chapa de metal fica mais resistente, as chapas são parafusadas nas caixas.
Qualquer duvida só perguntar.


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

C30 S7R Super Seven

Vou fazer aqui um breve introdução a construção da C30 7SR super sevem:
     
           Devido sua complexabilidade pois é um modelo que requer muitas modificaçoes e por isso exige uma certa habilidade do modelista.
 

O modelo de partida foi uma Dash 8 Atlas, é o mais próximo que se pode encontrar no mercado de uma S7. A duas modificações principais, atrás da cabine (bloco do dinâmico) e embaixo do radiador.


 


Algumas peças construí de estireno as venezianas usei boa parte do próprio modelo realocando-as nos lugares certos, usei estireno de 0,5 mm para construir as portas mesmo assim apos colado é bom lixa-lo para afiná-lo mais afim de igualar com as portas originais do modelo.

Locomotiva pronta 
Vale lembrar que as S7 tem diferenças entre elas é bom antes de começar a construir uma pesquisar a numeraçao e o modelo a fazer indico site MAFIA DO CTC tem boas informações e fotos la.




QUALQUER DUVIDA OU SE PRECISAR DE ALGUMA DICA SÓ PERGUNTAR.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Visita maquete do Ze Moreno em Bauru











C30-7 MP Final

Antes das Fotos vamos á um breve Histórico desta Locomotiva:

C30-7MP – Um breve histórico.

No início dos anos 2000, após a privatização, um programa de modernização foi empreendido pela MRS, resultando no surgimento das 19 C30-7MP. A modernização foi concebida como uma forma de ter uma locomotiva nova de maneira mais barata do que uma totalmente nova e para diminuir a dependência na época das U23C, SD40-2 e mesmo U23CA de uma maneira mais rápida para reforço do quadro de tração. As U23C usadas na reforma foram máquinas baixadas e em muitos casos acidentadas.

 Como nesse caso a MRS solicitou a GE um custo mais reduzido em relação à U23CA (apesar do sistema Microprocessador mais caro e moderno que seria usado), neste projeto as cabines foram recuperadas, tendo apenas plataformas sido lastreadas (ou tiveram lastro retirado) para que todas recebessem os tanques de combustível para  4000 galões (ou 15.000 litros). Elas usam basicamente os mesmos equipamentos das U23CA (Motor Diesel, alternador, motor de tração, etc), porém desenvolvendo eficientes 3.000HP. Algumas curiosidades dessa série foram o uso de elementos da então novíssima série Dash-9 da GE, como retificadores de saída do alternador, radiadores (daí a enorme asa na traseira da máquina) e alojamento dos filtros lubrificantes (por isso a saliência na lateral da cabine do motor diesel na lateral esquerda).    Elas são um meio termo entre a série Dash-7 e as séries Dash-8/9.
                                                                      texto por Carlos Eduardo.

 


Não é um modelo tao difícil de fazer e se você tiver um radiador de Dash 8 fica mais fácil ainda




Numeração Atual
Numeração Anterior Sigo
3701
3252
3702
3206
3703
3204
3704
3241
3705
3275
3706
3311
3707
3301
3708
3361
3709
3393
3710
3294
3711
3400
3712
3259
3713
3208
3714
3218
3715
3234
3716
3222
3717
3232
3718
3273
3719
3280


Agradecimentos a Rodrigo J.Cunha pelas informações 



U23 c Resultado Final


Adicionar legenda