quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Manobra na Maquete

Um bom patio para uma maquete tem que ter uma finalidade, alias a maquete deve ter uma finalidade é ai que diferenciamos os ferreomodelismo dos rodadores de trem.

Simular a operação de uma ferrovia é isso que e ferremodelismo, mas simular como?

Simular as manobras, carremamento, posicionamento dos vagoes nos terminais formação do trem e circulação, parece complexo mas e muito bacana ver a coisa funcionar como ferrovia de verdade.

Os Americanos sao muito fieis a isso operam grandes maquete, com fichas de trem e ate radio é muito bacana, por isso que Americano gosta de vagoes e locomotivas com numeraçao diferentes.

Claro que para fazer uma coisa assim é nescessario pesquisa para saber como funciona uma ferrovia de verdade, mas nada que ninguem nao consiga aprender, so vai acrescentar mais no entendimento sobre ferrovia.

Para que se possa simular o correto funcionamento de uma ferrovia e bom ter um patio bem desenhado afinal a operaçao da ferrovia começa na manobra no patio tudo na ferrovia e no patio, no trecho o trem so anda, por isso se deve dar uma inportancia muito maior a ter um bom patio do que uma extençao muito grande de via so pra rodar pra frente e pra traz.

Um bom patio para ser operacionalmente viavel, tem de ter uma linha para seleção (onde ira formar o trem pode ser o trecho) uma linha de puxada* e pelomenos duas outras linhas onde se distribui os vagoes.

* linha de puxada e uma linha oposta as outras onde a locomotiva puxara os vagoes para livrar a chave e jogalos e outra linha.

Para entender melhor isto e como funciona linha de puxada vamos a figura abaixo.




A linha vermelha é a linha de puxada, digamos que o que temos que fazer é separar os vagoes verdes e colocalos junto a locomotiva cinza na linha 1 como? simples!!
Com a locomitiva azul engatamos no vagao azul A na linha 3 e desengatamos no ultimo verde, desengatamos o verde D do azul E e puxamos em direçao a linha de puxada (saco pra que serve uma linha de puxada) depois recua os vagoes na linha 1 da locomotiva cinza e deixa la somente o verde D, volta com tudo pra linha 3 deixa o azul C, retorna novamente para linha 1 e deixa o verde B, retorna pra linha 3 com o azul A que sobrou, pronto ta feita a manobra.

Este é o tipo bem simples de manobra e é uma das que mais se fazem nos patios reais, separa-se vagoes por numero, tipo, destino, cliente, cheio ou vazio, etc...
Deve se ter em mente que o desenho exibido para o exemple nao reflete tanto a realidade assim, pois varia muito patio pra patio, ha patios que a os trens sao formados na linha pricipal ou as puxadas sao na principal ou seja pode se ter formato que quiser, basta empregar a funcionalidade.

Vejamos agora pra fechar a materia alguns modelos de patios feitos por mim baseados em patios reais